sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
SÍNTESES I - SER JOVEM É? Os textos aqui descritos foram realidos pelos educandos e educandas da PJU 63 e autorizadospor eles a serem aqui publicados.
Gislaine R. Rosa
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem para mim é ser feliz, alegre, ser humilde, saber amar e respeitar uns aos outros. Saber que a vida é uma caixinha de surpresas, saber enfrentar os obstáculos da vida. Não ser preconceituoso e saber viver cada minuto que Deus nos deu, de somar, errar e acertar nossos caminhos.
Meu nome é Gislaine Rosa da Rosa, tenho 18 anos, trabalho numa reciclagem chamada ARMC, tenho um filho de 1 ano e 10 meses.
ARMC (Associação dos recicladores de município de Canoas).
Estou grávida de cinco meses, tenho todos os meus documentos, menos o título. Tenho 06 irmãos, sou a mais velha, a sétima, moro com minha mãe e ajudo nas contas dentro de casa, eu e meu padrasto nos ajudamos.
Tive que voltar a morar com a mãe, pois meu relacionamento não deu certo, era muita briga, muita discussão. Meu desejo sempre foi ter minha casa própria, antes de ter filhos, mas não deu certo. Mas um dia vai dar certo. Meu sonho também é poder ajudar minha família a realizar seus sonhos, tirar minha mãe daquele inferno.
Daniela da S. Barboza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Tem vários significados, mas o mais importante é que ser jovem é passar por um período de transformações, não só no corpo, como na vida.
Ser jovem é uma grande responsabilidade, temos que trabalhar para nos sustentar na faculdades para sermos alguém na vida.
Ser jovem é ter responsabilidade e estar consigo próprio, lutar pelos seus sonhos, esquecendo das coisas difíceis que nos fazem sofrer.
Bom, nasci no dia 31 de outubro de 1991, sou irmã gêmea do Daniel. Quando eu tinha 02 anos de idade eu fui desenganada pelos médicos, com câncer no sangue, ou seja, leucemia e também tive problemas para falar. Graças a Deus fui curada e tudo na escola foi muito difícil aprender as coisas que os professores passavam porque eu tinha problemas mentais.
Meu irmão Daniel também teve problemas, ele nasceu com bronquite asmática e teve meningite, ele não teve problemas mentais como eu, hoje ele é fera na Matemática, ao contrário de mim que tenho um pouco de dificuldade para entender a matéria.
Sou grata a Deus por tudo que ele fez por mim, pela saúde que tenho hoje, estou nas vésperas dos meus 18 anos. Ainda tenho muito para viver, mas creio que Jesus Cristo estará sempre comigo. Não tenho CPF e nem Título de Eleitor.
Daiana M. Souza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ter determinação, força de vontade, coragem para vencer na vida. Ser jovem é ter esperança de um mundo melhor e uma vida mais digna, fora das drogas e da criminalidade. Ser jovem é curtir com os amigos em festas, mas com responsabilidade.
Ser jovem é tudo de bom, mas que pena que nem todos os jovens pensam assim, porque acham que o mundo é muito cruel para eles, mas não é bem assim, porque quem faz o mundo é cada um de nós, então, não julgue o mundo pela sua vida, julgue a você mesmo, que não quer mudar a sua vida para melhor.
“Curta a vida, porque a vida é curta”.
Eu me chamo Daiana M Souza, tenho 23 anos, nasci no dia 06 de abril de 1986, sou natural de Canoas. Não tenho irmãos, sou filha única. Tenho todos os meus documentos. Vou falar pouco sobre minha vida: eu tive uma infância muito boa, apesar de ter dificuldade como toda família tem.
Minha mãe me criou sozinha desde dos meus três anos, ela passou por dificuldades, mas fez de tudo para me dar uma vida digna. Depois comecei a estudar, mas eu achava muito difícil estudar, mas depois com os meus 13 anos eu vi que não era difícil, era só eu ter força de vontade que eu conseguiria aprender. Quando eu passei para a 7ª série eu parei de estudar, por que eu queria namorar, então eu botei em primeiro lugar o namoro e deixei os estudos. Aos 15 anos eu me casei, achava tudo fácil, achei que os estudos não iriam me fazer falta, mas com o passar do tempo fui amadurecendo e vi que o estudo é muito importante pra tudo em minha vida. Quando eu tinha 19 anos engravidei, tive um filho que se chama Isaac, foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida. Mas depois que o meu filho nasceu, ai foi que eu fui procurar serviço, mas chegando nas agências eles pediram o 1° grau completo, eu saia dos lugares triste, as vezes até chorando. Ai eu me obriguei a trabalhar com reciclagem, já que não tinha outra oportunidade, mas com a ajuda de uma amiga da minha mãe e muita confiança em Deus, eu sabia que um dia eu ia conseguir um serviço bom e, atualmente eu estou trabalhando como auxiliar de costura.
Ai apareceu a oportunidade de estudar, meus amigos me falaram sobre o Projovem, ai eu disse: ai está a minha chance de novo e aqui estou eu. Quero terminar os estudos para conseguir um serviço melhor e dar uma vida digna para meu filho. Depois de terminar os estudos, vou fazer um curso de Técnica de Enfermagem e tentar ter a vida que sempre quis. Essa é minha história.
Éder F. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser alegre e ser descontraído e, principalmente, ser feliz. Praticar esportes, ir a festas e curtir a vida. É ter muita amizade dos amigos e colegas e, também, saber respeitar as diferenças de todas as pessoas e, principalmente, os idosos
Meu nome é Éder Fernando da Silva, tenho 29 anos, sou casado há 05 anos e sou muito feliz com a minha esposa e meu filho, mas tenho mais três filhos do primeiro casamento, mas não moram comigo. Eu trabalho numa marmoraria há quatro meses e moro no Mathias Velho, mas nasci na cidade de Ijuí, no dia 14 de março de 1980.
Estou no Projovem para terminar meus estudos. Meus documentos são RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Essa é minha vida e minha História.
Gislaine S. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é saber aproveitar a vida da melhor forma possível, ter alegria em tudo o que faz, saber o que é certo e o que é errado. Ser jovem também é ter responsabilidade ao se divertir e se prevenir.
Ser jovem é o melhor momento da vida de uma pessoa.
Eu sou Gislaine Silva da Silva, nasci no dia 12 de maio de 1990, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Moro em Canoas desde que nasci e tenho 19 anos. Tenho Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor.
Fui criada pelos méis pais perto de meus avós, todos tivemos a mesma educação. Sou casada, larguei a escola por que me casei e me mudei para Montenegro, parei na 8ª série, tenho 02 lindíssimos filhos, bem educados com a presença do pai, meu marido é bom pai. Ele não está trabalhando no momento, por isso voltei a estudar, primeiro para terminar o 1° grau e o 2°. Não dá para ficar em casa de braços cruzados e ficar dia e noite grudado no meu marido e filhos. Gosto de estudar, gosto de quase todas as matérias, gosto de morar em Canoas. Já passei em vários lugares: fui para Montenegro, Triunfo, voltei para Canoas, depois voltei para Triunfo e voltei de novo para Canoas. Pretendo ficar aqui. Essa é minha vida, minha História.
Janaína V. Quintana
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Janaína Viana Quintana, tenho 28 anos, sou natural da cidade de Canoas e tenho so seguintes documentos: TG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e Carteira de Artesã.
Sou ma~e de dois filhos: uma menina de 05 anos e um menino de 07 anos e não quero mais filhos, pois hoje em dias, dois é demais. Sou uma mãe realizada. Já estou casada há 11 anos e sou muito feliz. Parei de estudar muito cedo, eu tinha mais ou menos 14 ou 15 anos, por ai. Na época achava que não iria fazer falta, mas hoje eu sei o quanto é importante.
Falando um pouco de mim, sou filha única e fui muito amada pelos meus pais. Hoje tenho uma luta muito grande em minha vida que é tirar o mau pai do vício do álcool, confesso não ser nada fácil, mas ainda não desisti.
Trabalho com artesanato e vendas, gosto muito do que faço, mesmo tendo um dia muito corrido, mas sempre quero mais, penso no meu futuro e de minha família.
Todo esforço é válido quando é feito para o bem, voltei a estudar para ter mais conhecimento e cultura e depois daqui, quero continuar e talvez fazer uma faculdade, também quero ser exemplo para meus filhos.
Esta História é um pouquinho de mim.
Luis A. Ribas
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é curtir festas, jogar bola, sair com a namorada, curtir a vida e a família.
Meu nome é Luis, tenho 19 anos e moro em Canoas, bairro Mathias Velho, Moro com minha mãe, meus irmãos, moro com minha namorada e por enquanto, não estou trabalhando. Parei de estudar para ficar em casa, agora me arrependo, agora quero correr atrás do tempo perdido, quero estudar para terminar meus estudos, para tentar um futuro melhor. Meus documentos são: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho
Pâmela Rodrigues
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Pâmela Rodrigues Machado, tenho 18 anos e estou no Projovem porque eu quero terminar meus estudos com o propósito de arrumar um serviço melhor no mercado de trabalho. Já trabalhei como camareira, vendi já Cd e Dvd’s, já fui manicure.
Eu tenho um filho, ele tem 03 anos, ele se chama Émerson. Sou casada já faz 05 anos, o meu marido se chama Éder Fernando da Silva e sou muito feliz com a minha família.
Mas apesar das dificuldades de arrumar serviço, tenho meus documentos, CPF, RG, Título de Eleitor, Cartão do Cidadão e Carteira de Trabalho.
Moro na Mathias Velho já faz 18 anos. Moro com o meu marido, minha mãe, meu filho. Meu mardio também está no Projovem, estuda na mesma sala que eu, ele tem 29 anos.
Minha mãe se chama Maria, ela me dá a maior força para mim ir para a escola e é ela que fica com o meu filho, eu estou muito agradecida porque Deus me deu mais uma chance para mim voltar a estudar. Essa é a minha história de vida.
Taiane A. Duarte
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser digno, dizer não às drogas e a violência, cumprir com seus compromissos, ser alegre, fazer o bem, ajudar o próximo.
Oi, me chamo Taiane Andrade Duarte, nasci no hospital de Canoas e tenho 29 anos, sou casada há seis anos, tenho cinco filhos que eu amo muito. A qui começa a minha história:
Me ajuntei com 14 anos e com 15, engravidei, com 16 ganhei, mas nós não demos sorte, certo, voltei a morar com a minha mãe. Mas depois de um ano, me juntei com o pai da Ritiéle e do Dionatan, mas ele não quis assumir o Wesley, porque ele fala que não é filho dele e então, fiquei sozinha de novo, com os filhos pequenos e conheci o pai da Kéti que ficou muito pouco tempo comigo, por que ela faleceu. Logo em seguida fiquei com o pai do Kelvin, que não deu certo, mas tive a sorte de conhecer o meu marido, que me aceitou com todos os meus filhos que eu tenho como filhos dele. Nossa casa tem três peças e tenho os documentos RG, Título de Eleitor. Tava trabalhando para o PT quando entraram dentro do ônibus e roubaram a minha bolsa que estava o resto dos documentos: CPF, Carteira de Trabalho. Não to tendo tempo para fazer, porque só o marido trabalha para sustentar a casa.
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem para mim é ser feliz, alegre, ser humilde, saber amar e respeitar uns aos outros. Saber que a vida é uma caixinha de surpresas, saber enfrentar os obstáculos da vida. Não ser preconceituoso e saber viver cada minuto que Deus nos deu, de somar, errar e acertar nossos caminhos.
Meu nome é Gislaine Rosa da Rosa, tenho 18 anos, trabalho numa reciclagem chamada ARMC, tenho um filho de 1 ano e 10 meses.
ARMC (Associação dos recicladores de município de Canoas).
Estou grávida de cinco meses, tenho todos os meus documentos, menos o título. Tenho 06 irmãos, sou a mais velha, a sétima, moro com minha mãe e ajudo nas contas dentro de casa, eu e meu padrasto nos ajudamos.
Tive que voltar a morar com a mãe, pois meu relacionamento não deu certo, era muita briga, muita discussão. Meu desejo sempre foi ter minha casa própria, antes de ter filhos, mas não deu certo. Mas um dia vai dar certo. Meu sonho também é poder ajudar minha família a realizar seus sonhos, tirar minha mãe daquele inferno.
Daniela da S. Barboza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Tem vários significados, mas o mais importante é que ser jovem é passar por um período de transformações, não só no corpo, como na vida.
Ser jovem é uma grande responsabilidade, temos que trabalhar para nos sustentar na faculdades para sermos alguém na vida.
Ser jovem é ter responsabilidade e estar consigo próprio, lutar pelos seus sonhos, esquecendo das coisas difíceis que nos fazem sofrer.
Bom, nasci no dia 31 de outubro de 1991, sou irmã gêmea do Daniel. Quando eu tinha 02 anos de idade eu fui desenganada pelos médicos, com câncer no sangue, ou seja, leucemia e também tive problemas para falar. Graças a Deus fui curada e tudo na escola foi muito difícil aprender as coisas que os professores passavam porque eu tinha problemas mentais.
Meu irmão Daniel também teve problemas, ele nasceu com bronquite asmática e teve meningite, ele não teve problemas mentais como eu, hoje ele é fera na Matemática, ao contrário de mim que tenho um pouco de dificuldade para entender a matéria.
Sou grata a Deus por tudo que ele fez por mim, pela saúde que tenho hoje, estou nas vésperas dos meus 18 anos. Ainda tenho muito para viver, mas creio que Jesus Cristo estará sempre comigo. Não tenho CPF e nem Título de Eleitor.
Daiana M. Souza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ter determinação, força de vontade, coragem para vencer na vida. Ser jovem é ter esperança de um mundo melhor e uma vida mais digna, fora das drogas e da criminalidade. Ser jovem é curtir com os amigos em festas, mas com responsabilidade.
Ser jovem é tudo de bom, mas que pena que nem todos os jovens pensam assim, porque acham que o mundo é muito cruel para eles, mas não é bem assim, porque quem faz o mundo é cada um de nós, então, não julgue o mundo pela sua vida, julgue a você mesmo, que não quer mudar a sua vida para melhor.
“Curta a vida, porque a vida é curta”.
Eu me chamo Daiana M Souza, tenho 23 anos, nasci no dia 06 de abril de 1986, sou natural de Canoas. Não tenho irmãos, sou filha única. Tenho todos os meus documentos. Vou falar pouco sobre minha vida: eu tive uma infância muito boa, apesar de ter dificuldade como toda família tem.
Minha mãe me criou sozinha desde dos meus três anos, ela passou por dificuldades, mas fez de tudo para me dar uma vida digna. Depois comecei a estudar, mas eu achava muito difícil estudar, mas depois com os meus 13 anos eu vi que não era difícil, era só eu ter força de vontade que eu conseguiria aprender. Quando eu passei para a 7ª série eu parei de estudar, por que eu queria namorar, então eu botei em primeiro lugar o namoro e deixei os estudos. Aos 15 anos eu me casei, achava tudo fácil, achei que os estudos não iriam me fazer falta, mas com o passar do tempo fui amadurecendo e vi que o estudo é muito importante pra tudo em minha vida. Quando eu tinha 19 anos engravidei, tive um filho que se chama Isaac, foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida. Mas depois que o meu filho nasceu, ai foi que eu fui procurar serviço, mas chegando nas agências eles pediram o 1° grau completo, eu saia dos lugares triste, as vezes até chorando. Ai eu me obriguei a trabalhar com reciclagem, já que não tinha outra oportunidade, mas com a ajuda de uma amiga da minha mãe e muita confiança em Deus, eu sabia que um dia eu ia conseguir um serviço bom e, atualmente eu estou trabalhando como auxiliar de costura.
Ai apareceu a oportunidade de estudar, meus amigos me falaram sobre o Projovem, ai eu disse: ai está a minha chance de novo e aqui estou eu. Quero terminar os estudos para conseguir um serviço melhor e dar uma vida digna para meu filho. Depois de terminar os estudos, vou fazer um curso de Técnica de Enfermagem e tentar ter a vida que sempre quis. Essa é minha história.
Éder F. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser alegre e ser descontraído e, principalmente, ser feliz. Praticar esportes, ir a festas e curtir a vida. É ter muita amizade dos amigos e colegas e, também, saber respeitar as diferenças de todas as pessoas e, principalmente, os idosos
Meu nome é Éder Fernando da Silva, tenho 29 anos, sou casado há 05 anos e sou muito feliz com a minha esposa e meu filho, mas tenho mais três filhos do primeiro casamento, mas não moram comigo. Eu trabalho numa marmoraria há quatro meses e moro no Mathias Velho, mas nasci na cidade de Ijuí, no dia 14 de março de 1980.
Estou no Projovem para terminar meus estudos. Meus documentos são RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Essa é minha vida e minha História.
Gislaine S. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é saber aproveitar a vida da melhor forma possível, ter alegria em tudo o que faz, saber o que é certo e o que é errado. Ser jovem também é ter responsabilidade ao se divertir e se prevenir.
Ser jovem é o melhor momento da vida de uma pessoa.
Eu sou Gislaine Silva da Silva, nasci no dia 12 de maio de 1990, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Moro em Canoas desde que nasci e tenho 19 anos. Tenho Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor.
Fui criada pelos méis pais perto de meus avós, todos tivemos a mesma educação. Sou casada, larguei a escola por que me casei e me mudei para Montenegro, parei na 8ª série, tenho 02 lindíssimos filhos, bem educados com a presença do pai, meu marido é bom pai. Ele não está trabalhando no momento, por isso voltei a estudar, primeiro para terminar o 1° grau e o 2°. Não dá para ficar em casa de braços cruzados e ficar dia e noite grudado no meu marido e filhos. Gosto de estudar, gosto de quase todas as matérias, gosto de morar em Canoas. Já passei em vários lugares: fui para Montenegro, Triunfo, voltei para Canoas, depois voltei para Triunfo e voltei de novo para Canoas. Pretendo ficar aqui. Essa é minha vida, minha História.
Janaína V. Quintana
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Janaína Viana Quintana, tenho 28 anos, sou natural da cidade de Canoas e tenho so seguintes documentos: TG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e Carteira de Artesã.
Sou ma~e de dois filhos: uma menina de 05 anos e um menino de 07 anos e não quero mais filhos, pois hoje em dias, dois é demais. Sou uma mãe realizada. Já estou casada há 11 anos e sou muito feliz. Parei de estudar muito cedo, eu tinha mais ou menos 14 ou 15 anos, por ai. Na época achava que não iria fazer falta, mas hoje eu sei o quanto é importante.
Falando um pouco de mim, sou filha única e fui muito amada pelos meus pais. Hoje tenho uma luta muito grande em minha vida que é tirar o mau pai do vício do álcool, confesso não ser nada fácil, mas ainda não desisti.
Trabalho com artesanato e vendas, gosto muito do que faço, mesmo tendo um dia muito corrido, mas sempre quero mais, penso no meu futuro e de minha família.
Todo esforço é válido quando é feito para o bem, voltei a estudar para ter mais conhecimento e cultura e depois daqui, quero continuar e talvez fazer uma faculdade, também quero ser exemplo para meus filhos.
Esta História é um pouquinho de mim.
Luis A. Ribas
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é curtir festas, jogar bola, sair com a namorada, curtir a vida e a família.
Meu nome é Luis, tenho 19 anos e moro em Canoas, bairro Mathias Velho, Moro com minha mãe, meus irmãos, moro com minha namorada e por enquanto, não estou trabalhando. Parei de estudar para ficar em casa, agora me arrependo, agora quero correr atrás do tempo perdido, quero estudar para terminar meus estudos, para tentar um futuro melhor. Meus documentos são: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho
Pâmela Rodrigues
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Pâmela Rodrigues Machado, tenho 18 anos e estou no Projovem porque eu quero terminar meus estudos com o propósito de arrumar um serviço melhor no mercado de trabalho. Já trabalhei como camareira, vendi já Cd e Dvd’s, já fui manicure.
Eu tenho um filho, ele tem 03 anos, ele se chama Émerson. Sou casada já faz 05 anos, o meu marido se chama Éder Fernando da Silva e sou muito feliz com a minha família.
Mas apesar das dificuldades de arrumar serviço, tenho meus documentos, CPF, RG, Título de Eleitor, Cartão do Cidadão e Carteira de Trabalho.
Moro na Mathias Velho já faz 18 anos. Moro com o meu marido, minha mãe, meu filho. Meu mardio também está no Projovem, estuda na mesma sala que eu, ele tem 29 anos.
Minha mãe se chama Maria, ela me dá a maior força para mim ir para a escola e é ela que fica com o meu filho, eu estou muito agradecida porque Deus me deu mais uma chance para mim voltar a estudar. Essa é a minha história de vida.
Taiane A. Duarte
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser digno, dizer não às drogas e a violência, cumprir com seus compromissos, ser alegre, fazer o bem, ajudar o próximo.
Oi, me chamo Taiane Andrade Duarte, nasci no hospital de Canoas e tenho 29 anos, sou casada há seis anos, tenho cinco filhos que eu amo muito. A qui começa a minha história:
Me ajuntei com 14 anos e com 15, engravidei, com 16 ganhei, mas nós não demos sorte, certo, voltei a morar com a minha mãe. Mas depois de um ano, me juntei com o pai da Ritiéle e do Dionatan, mas ele não quis assumir o Wesley, porque ele fala que não é filho dele e então, fiquei sozinha de novo, com os filhos pequenos e conheci o pai da Kéti que ficou muito pouco tempo comigo, por que ela faleceu. Logo em seguida fiquei com o pai do Kelvin, que não deu certo, mas tive a sorte de conhecer o meu marido, que me aceitou com todos os meus filhos que eu tenho como filhos dele. Nossa casa tem três peças e tenho os documentos RG, Título de Eleitor. Tava trabalhando para o PT quando entraram dentro do ônibus e roubaram a minha bolsa que estava o resto dos documentos: CPF, Carteira de Trabalho. Não to tendo tempo para fazer, porque só o marido trabalha para sustentar a casa.
domingo, 15 de novembro de 2009
ACORRENTADOS
Quem coleciona selos para o filho do amigo; quem acorda de madrugada e estremece no desgosto de si mesmo ao lembrar que muitos anos feriu a quem amava; quem chora no cinema ao ver reencontro de pai e filho; quem segura sem temer uma lagartixa e lhe faz carícias com os dedos; quem se detém no caminho para ver a flor silvestre; quem se ri das próprias rugas; quem decide a aplicar-se ao estudo de uma língua morta depois de um fracasso sentimental; quem procura na cidade os traços da cidade que passou; quem se deixa tocar pelo símbolo da porta fechada; quem costura roupas de lázaros; quem envia bonecas as filhas dos lázaros; quem diz uma visita pouco familiar. Meu pai só gostava dessa cadeira; quem manda livros aos presidiários quem se comove ao ver passar de cabeça branca aquele ou aquela, mestre ou mestra, que foi a fera no colégio; quem escolhe na venda verdura fresca para o canário quem se lembra todos os dias do amigo morto; quem jamais negligencia os ritos da amizade; quem guarda, se lhe deram de presente, o isqueiro que não mais funciona; quem, não tendo o hábito de beber, liga o telefone internacional no segundo uísque a fim de conversar com um amigo ou amiga; quem coleciona pedras, garrafas e galhos ressequidos; quem passa mais de dez minutos a fazer mágicas para as crianças; quem guardas as cartas de noivado com uma fita quem sabe construir uma boa fogueira; quem entra em delicado diante dos troncos, musgos e líquens; quem procura decifrar no desenho de madeira o hieróglifo da existência; quem não se acanha em achar o pôr-do-sol uma perfeição; quem se desata em sorriso em visão de uma cascata quem leva a sério os transatlânticos que passam; quem visita sozinho os lugares onde já se foi feliz ou infeliz; quem de repente liberta os pássaros do viveiro; quem sente pena da pessoa amada e não sabe o motivo; quem julga adivinhar o pensamento do cavalo: todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte ACORRENTADOS, atados aos pequenos amores e armadilhas terrestres.
( Paulo Mendes Campos )
( Paulo Mendes Campos )
Uma viagem de Trem
A vida não passa de uma vigem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em alguns embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos, entramos em um magnífico trem e encontramos algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa vigem conosco, nossos pais. Infelizmente isso não é verdade, em uma estação eles descerão e nos deixarão órfão de seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito mais especiais para nós, embarcarem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis. Muitas pessoas embarcaram nesse trem a passeio, outra encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outra circularão por ele pronto a ajudar quem precise. Vários dos viajantes quando desembarcam deixam eternas saudades, outros tantos quando desocupam seus assento, ninguém nem se quer percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros se tornam tão raras para nós acomodam-se em vagões diferentes dos nosso, portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto longe deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento. Não importa, é assim a viagem cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procuram em cada um deles o que cada um tiver de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisamos entender, porquê provavelmente nós também fraquejamos e haverá alguém que nos acudirá com sue carinho e atenção. O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado do nosso lado. Eu fico pensando se quando descerei desse trem sentirei saudades. Acredito que sim. Me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos seguirem a viagem sozinhos será muito triste com certeza . . . mas me agarro na esperança de que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção verei os chegar. Estarão com uma bagagem que provavelmente não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui um grande colaborador para que ele tenha crescido e se tornado valioso. Façamos, amigos, com que nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.
Quando nascemos, entramos em um magnífico trem e encontramos algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa vigem conosco, nossos pais. Infelizmente isso não é verdade, em uma estação eles descerão e nos deixarão órfão de seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito mais especiais para nós, embarcarem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis. Muitas pessoas embarcaram nesse trem a passeio, outra encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outra circularão por ele pronto a ajudar quem precise. Vários dos viajantes quando desembarcam deixam eternas saudades, outros tantos quando desocupam seus assento, ninguém nem se quer percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros se tornam tão raras para nós acomodam-se em vagões diferentes dos nosso, portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto longe deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento. Não importa, é assim a viagem cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procuram em cada um deles o que cada um tiver de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisamos entender, porquê provavelmente nós também fraquejamos e haverá alguém que nos acudirá com sue carinho e atenção. O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado do nosso lado. Eu fico pensando se quando descerei desse trem sentirei saudades. Acredito que sim. Me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos seguirem a viagem sozinhos será muito triste com certeza . . . mas me agarro na esperança de que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção verei os chegar. Estarão com uma bagagem que provavelmente não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui um grande colaborador para que ele tenha crescido e se tornado valioso. Façamos, amigos, com que nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.
Como Escolher a Felicidade
Você deve fazer o seguinte: pela manhã ao despertar, diga para si mesmo. Que a divina ordem tome conta da minha vida hoje e todos os dias. Hoje todas as coisas funcionem para o bem. Este é um novo e maravilhoso dia para mim, sou guiado de forma divina e tudo que eu fizer vai prosperar. O Amor divino que me cerca... me envolve e me absorve e eu caminho em paz...
Sempre que minha atenção se desviar do que é bom e construtivo imediatamente a terei de volta para a contemplação do que é do que é admirável e de boa fama. Sou um imã mental ... e espiritual ... atraindo todas as coisas que me abençoam um sucesso maravilhoso em todas as minhas tarefas. Vou ser muito feliz durante o dia inteiro. Pois com um Deus vivo ... caminho ... e existo. ( Amém )
Comece todos os dias dessa maneira e assim estará escolhendo a felicidade, e será sempre uma pessoa que irradia alegria. Seja feliz. Que eu também serei feliz. Que Deus te abençoe todos os teus dias.
Sempre que minha atenção se desviar do que é bom e construtivo imediatamente a terei de volta para a contemplação do que é do que é admirável e de boa fama. Sou um imã mental ... e espiritual ... atraindo todas as coisas que me abençoam um sucesso maravilhoso em todas as minhas tarefas. Vou ser muito feliz durante o dia inteiro. Pois com um Deus vivo ... caminho ... e existo. ( Amém )
Comece todos os dias dessa maneira e assim estará escolhendo a felicidade, e será sempre uma pessoa que irradia alegria. Seja feliz. Que eu também serei feliz. Que Deus te abençoe todos os teus dias.
Segredos de Felicidade - Willian Shakespeare
Segredos de Felicidade
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma,
Você aprende que amar, não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança,
E, começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas;
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida, e aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de algum tempo, você aprende que o Sol queima se ficar exposto muito tempo, e não importa o quanto você se importe com alguém, porque algumas pessoas simplesmente não se importam com você.
Aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar de vez em quando pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias; e o que importa não é o que você tem na vida e sim, quem você tem na vida, e que bons amigos é Deus que os colocou em nossos caminhos;
Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam e percebe que seu melhor amigo é você, podendo fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida, são tomadas de você muito depressa, por isso devemos deixar as pessoas que gostamos, com palavras amorosas, porque pode ser a última vez em que a vemos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm a influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Aprende que não deve se comparar aos outros, mas ao melhor que você pode ser, descobre que leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde ir, siga o caminho de Deus.
Aprende que, ou você controla os seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível, não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois caminhos e dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que a paciência requer muita prática e descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cair, é uma das poucas pessoas que o ajuda a levantar-se.
Aprende que a maturidade tem muito mais haver com os tipos de experiência que se teve, e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários você lembra.
Aprende que há muito mais de seus pais em você do que você supunha que há.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se elas acreditassem nisso.
Aprende que quando se está com raiva, você tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer ser amado, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso ou viver.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes, tens que perdoar a si mesmo.
Aprende que, com a mesma crueldade com que condenas, você será, em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, pois o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo é algo que não pode voltar a trás; portanto, plante o seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que pode suportar e que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não agüenta mais.
E, verdadeiramente, a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.
Nossas dádivas são traidoras, e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar.
Se não fosse o medo de tentar.
Shekespeare
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma,
Você aprende que amar, não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança,
E, começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas;
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida, e aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de algum tempo, você aprende que o Sol queima se ficar exposto muito tempo, e não importa o quanto você se importe com alguém, porque algumas pessoas simplesmente não se importam com você.
Aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar de vez em quando pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias; e o que importa não é o que você tem na vida e sim, quem você tem na vida, e que bons amigos é Deus que os colocou em nossos caminhos;
Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam e percebe que seu melhor amigo é você, podendo fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida, são tomadas de você muito depressa, por isso devemos deixar as pessoas que gostamos, com palavras amorosas, porque pode ser a última vez em que a vemos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm a influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Aprende que não deve se comparar aos outros, mas ao melhor que você pode ser, descobre que leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde ir, siga o caminho de Deus.
Aprende que, ou você controla os seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível, não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois caminhos e dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que a paciência requer muita prática e descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cair, é uma das poucas pessoas que o ajuda a levantar-se.
Aprende que a maturidade tem muito mais haver com os tipos de experiência que se teve, e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários você lembra.
Aprende que há muito mais de seus pais em você do que você supunha que há.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se elas acreditassem nisso.
Aprende que quando se está com raiva, você tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer ser amado, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso ou viver.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes, tens que perdoar a si mesmo.
Aprende que, com a mesma crueldade com que condenas, você será, em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, pois o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo é algo que não pode voltar a trás; portanto, plante o seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que pode suportar e que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não agüenta mais.
E, verdadeiramente, a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.
Nossas dádivas são traidoras, e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar.
Se não fosse o medo de tentar.
Shekespeare
O que é História - Extraído do Manual do Estudante Projovem e adaptado
O que é História, por que estudá-la?
1. Para você, o que é História?
2. Qual sua importância?
3. Discuta em duplas e anote.
4. Leia e interprete:
Onde há seres humanos, tem História. As duas coisas são inseparáveis. Fazem parte do nosso cotidiano e do cotidiano de todos os seres humanos, em todas épocas e lugares (...) A História serve para que o homem conheça a si mesmo – assim como suas afinidades e diferenças em relação aos outros. Saber quem somos permite definir para onde vamos. Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? (BOSCHI, Caio C. Por que estudar História? São Paulo: Ática, 2007, p. 11-12 )
a) O que você entendeu a partir da leitura?
b) Para esse autor, qual a importância da História para nossas vidas? Registre.
5. Outro aspecto:
(...) a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas de pára-raios, nos mastros das bandeiras (...) (CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1990: p. 14-15)
a) Segundo o autor, onde podemos encontrar História?
b) Você concorda com ele? Por quê?
Como podemos notar, a História não é somente feita de heróis de guerras, presidentes, reis e rainhas. A História estuda as ações, as experiências humanas, tudo aquilo que os homens, mulheres, crianças, jovens e idosos fazem durante suas vidas, nos diferentes tempos e lugares.
A História procura compreender o modo de viver e de pensar das sociedades em constante processo de transformação, nos diversos tempos e espaços. O estudo dessa disciplina nos possibilitar perceber o movimento, as diferenças, as transformações as permanências das diversas experiências.
a) De acordo com o texto, o que estuda a História?
b) E por que é importante estudar a aprender História?
Todas as formas de manifestação das atividades humanas são fontes para o estudo da História: os escritos, as imagens, os objetos, as vozes, as expressões artísticas como a música, o teatro, a pintura etc.
Portanto, a História nos ensina a compreender quem somos, a ter respeito pelas diferenças, pelo outro, pelo grupo. Ajuda-nos a entender o mundo em que vivemos para que, juntos, possamos construir o mundo em que gostaríamos de viver!
a) Como vemos História no Mathias Velho?
b) O que sabemos da História deste Bairro?
1. Para você, o que é História?
2. Qual sua importância?
3. Discuta em duplas e anote.
4. Leia e interprete:
Onde há seres humanos, tem História. As duas coisas são inseparáveis. Fazem parte do nosso cotidiano e do cotidiano de todos os seres humanos, em todas épocas e lugares (...) A História serve para que o homem conheça a si mesmo – assim como suas afinidades e diferenças em relação aos outros. Saber quem somos permite definir para onde vamos. Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? (BOSCHI, Caio C. Por que estudar História? São Paulo: Ática, 2007, p. 11-12 )
a) O que você entendeu a partir da leitura?
b) Para esse autor, qual a importância da História para nossas vidas? Registre.
5. Outro aspecto:
(...) a cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas de pára-raios, nos mastros das bandeiras (...) (CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1990: p. 14-15)
a) Segundo o autor, onde podemos encontrar História?
b) Você concorda com ele? Por quê?
Como podemos notar, a História não é somente feita de heróis de guerras, presidentes, reis e rainhas. A História estuda as ações, as experiências humanas, tudo aquilo que os homens, mulheres, crianças, jovens e idosos fazem durante suas vidas, nos diferentes tempos e lugares.
A História procura compreender o modo de viver e de pensar das sociedades em constante processo de transformação, nos diversos tempos e espaços. O estudo dessa disciplina nos possibilitar perceber o movimento, as diferenças, as transformações as permanências das diversas experiências.
a) De acordo com o texto, o que estuda a História?
b) E por que é importante estudar a aprender História?
Todas as formas de manifestação das atividades humanas são fontes para o estudo da História: os escritos, as imagens, os objetos, as vozes, as expressões artísticas como a música, o teatro, a pintura etc.
Portanto, a História nos ensina a compreender quem somos, a ter respeito pelas diferenças, pelo outro, pelo grupo. Ajuda-nos a entender o mundo em que vivemos para que, juntos, possamos construir o mundo em que gostaríamos de viver!
a) Como vemos História no Mathias Velho?
b) O que sabemos da História deste Bairro?
Por que a Geografia? por João Francisco da Costa, in A prática em sla de aula: a Geografia, uma ciência possível. Canoas, 2008.
A Geografia, por tantas vezes esquecidas ou simplesmente abominada, mostra hoje razões de possibilidades variadas dentro das salas de aula.
Como em uma citação de Yves Lacoste: “ A Geografia serve antes de mais nada para fazer a Guerra”, foi utilizada muitas vezes com essa intenção, sobretudo, durante a ditadura militar que aplacou o Brasil por duas décadas. Todavia, a ciência maçante do Decorar, reaparece como uma forma de compreensão dos espaços habitados ou não.
Desde sua formação como ciência institucionalizada, ainda no século XIX, com Friederich Ratzel, a Geografia demonstra poder àqueles e àquelas que dela desfrutam, sim, poder, conceito máximo de território tão amplamente analisado por nós, Geógrafos e professores de Geografia. Pensemos, decoremos, relutemos. A ciência do espaço tem potencial infinito dentro do contexto mundial atual. É ela, aquela que resenha a compreensão e designação dos espaços, dos seres, das pessoas, animais, vegetais, minerais, religiões, endemias, epidemias, medicina, culinária, cultura, enfim, a infinidade de atitudes que se estabeleçam dentro de qualquer espaço e fora dele, pois mesmo fora, há um espaço a ser analisado!
As variáveis da Nova Geografia trazem consigo a possibilidade de interpretação de fatos nunca antes imaginados e / ou negados por ela mesma, ou seja, por aqueles e aquelas que a compreendiam e tentavam doutrina-la em direções diversas, que não fossem àquelas de demonstração de análise e compreensão, pelo menos não para a grande massa.
A docência, inúmeras vezes, faz-nos refletir sobre aquilo que aprendemos e utilizamos. O estar em sala de aula, em lidar, ensinar e aprender com as educandas e educandos, nos trás a possibilidade de refletirmos sobre as teorias dessa ciência, tão amplamente analisadas na academia, mas que para nada servem se não aplicadas às questões solicitadas.
Compreender os espaços naturais, construídos, preservados, conservados são partes fundamentais da intenção máxima dessa ciência. Porém, buscar a compreensão e interpretação das relações que se estabelecem dentro desses perímetros são necessários e, quem sabe, vitais à preservação do olhar geográfico sobre o mundo e, principalmente, sobre nós mesmos e nossas convicções.
As relações culturais estabelecidas entre os variados povos, as imigrações, as emigração, as migrações fazem com que as culturais diversas acabem por estabelecerem em outros pontos que não aqueles aos quais surgiram, muitas vezes buscando formas de sobrevivência aos mesmos, sofrendo adaptações locais motivados quem sabe, pelos aspectos naturais, sociais ou econômicos daqueles que propagam sua própria cultura.
Interligar a Geografia às demais ciências é um fator de expressão cognitiva daquele e daquela que se utiliza dela. Conseguir, em seu íntimo buscar a reflexão, com o intuito pré definido da ação sobre a mesma, no sentido de (co) ligar as ciências variadas é um desafio que educadores e educadoras atuais tem que perpassar e, além disso, conquistar em sua construção de conhecimento, lembrando sempre, que o processo não destinasse somente aos educandos e educandas, mas também a nós.
Demonstrar em sala de aula essa relação é a própria força de ação tão sonhada por muitos teóricos que acreditaram e crêem em uma nova educação para todos e todas, em uma educação que possibilite não somente o já construído, mas que seja construído em um cotidiano, em uma nova perspectiva, em um dia-a-dia.
Entender que a Biologia é tão Geográfica quanto a Medicina, nos remete a conceber as relações expressas entre elas. Compreender as funções dos seres microscópicos agindo na decomposição das folhas e caules das árvores, por exemplo, nos remete a pensar na biomassa que possibilita a manutenção das florestas, que formam os Biomas naturais, sem os quais nossa sobrevivência neste planeta não seria possível, ou ainda, analisar a expansão espacial de uma epidemia, buscando formas de controle, entendendo a dinâmica da natureza no controle das pragas naturais, que também têm sua função, auxiliando a Medicina em seus campos de estudo, são formas de prestar serviços não só às teorias, mas ao planeta.
É, hoje, necessário também, buscarmos formas de representação significativa dessa ciência nas salas de aula. Para tanto, devemos nos conscientizar da importância da mesma para os educandos e educandas, não somente no sentido de transmitirmos conhecimentos básicos como localização, orientação, funções de desenvolvimento da vida no planeta, ou ainda, análise e interpretação de mapas. Necessitamos (re) buscar as alternativas possíveis de utilização da Geografia, precisamos elevar nossos pensamentos ao sentido de proporcionar àqueles e àquelas aos quais nos escutam e falam conosco todos os dias, formas de interpretar e compreender os espaços mundiais, as formas como as representações e simbologias criadas têm papel importante na sociedade em que nos inserimos.
Necessitamos saber compreender e refletir a prática docente sob uma forma desfragmentada, buscando em campos diversas explicações para um mesmo fato e fenômeno.
Em vivência podemos abordar o sentido da sacralidade dos lugares, do profano, do impenetrável, das premissas que os grupos, guetos, clãs criam para si, para suas vivências e sobrevivências em um espaço desigual e amoral como o nosso. Precisamos conceber e fazer, através da reflexão, com que educandos e educandas construam um espaço reflexivo em seu conhecimento a respeito da percepção, do conteúdo enigmático pichado nos muros, nas paredes, no que simboliza a esquina, a parada de ônibus, as relações estabelecidas pela conversa no canto da rua, nas horas de lazer, nos passeios que não ocorrem devido a falta de recursos financeiros, no que o pastor disse, na cruz que vi na Igreja, no despacho da encruzilhada.
Como em uma citação de Yves Lacoste: “ A Geografia serve antes de mais nada para fazer a Guerra”, foi utilizada muitas vezes com essa intenção, sobretudo, durante a ditadura militar que aplacou o Brasil por duas décadas. Todavia, a ciência maçante do Decorar, reaparece como uma forma de compreensão dos espaços habitados ou não.
Desde sua formação como ciência institucionalizada, ainda no século XIX, com Friederich Ratzel, a Geografia demonstra poder àqueles e àquelas que dela desfrutam, sim, poder, conceito máximo de território tão amplamente analisado por nós, Geógrafos e professores de Geografia. Pensemos, decoremos, relutemos. A ciência do espaço tem potencial infinito dentro do contexto mundial atual. É ela, aquela que resenha a compreensão e designação dos espaços, dos seres, das pessoas, animais, vegetais, minerais, religiões, endemias, epidemias, medicina, culinária, cultura, enfim, a infinidade de atitudes que se estabeleçam dentro de qualquer espaço e fora dele, pois mesmo fora, há um espaço a ser analisado!
As variáveis da Nova Geografia trazem consigo a possibilidade de interpretação de fatos nunca antes imaginados e / ou negados por ela mesma, ou seja, por aqueles e aquelas que a compreendiam e tentavam doutrina-la em direções diversas, que não fossem àquelas de demonstração de análise e compreensão, pelo menos não para a grande massa.
A docência, inúmeras vezes, faz-nos refletir sobre aquilo que aprendemos e utilizamos. O estar em sala de aula, em lidar, ensinar e aprender com as educandas e educandos, nos trás a possibilidade de refletirmos sobre as teorias dessa ciência, tão amplamente analisadas na academia, mas que para nada servem se não aplicadas às questões solicitadas.
Compreender os espaços naturais, construídos, preservados, conservados são partes fundamentais da intenção máxima dessa ciência. Porém, buscar a compreensão e interpretação das relações que se estabelecem dentro desses perímetros são necessários e, quem sabe, vitais à preservação do olhar geográfico sobre o mundo e, principalmente, sobre nós mesmos e nossas convicções.
As relações culturais estabelecidas entre os variados povos, as imigrações, as emigração, as migrações fazem com que as culturais diversas acabem por estabelecerem em outros pontos que não aqueles aos quais surgiram, muitas vezes buscando formas de sobrevivência aos mesmos, sofrendo adaptações locais motivados quem sabe, pelos aspectos naturais, sociais ou econômicos daqueles que propagam sua própria cultura.
Interligar a Geografia às demais ciências é um fator de expressão cognitiva daquele e daquela que se utiliza dela. Conseguir, em seu íntimo buscar a reflexão, com o intuito pré definido da ação sobre a mesma, no sentido de (co) ligar as ciências variadas é um desafio que educadores e educadoras atuais tem que perpassar e, além disso, conquistar em sua construção de conhecimento, lembrando sempre, que o processo não destinasse somente aos educandos e educandas, mas também a nós.
Demonstrar em sala de aula essa relação é a própria força de ação tão sonhada por muitos teóricos que acreditaram e crêem em uma nova educação para todos e todas, em uma educação que possibilite não somente o já construído, mas que seja construído em um cotidiano, em uma nova perspectiva, em um dia-a-dia.
Entender que a Biologia é tão Geográfica quanto a Medicina, nos remete a conceber as relações expressas entre elas. Compreender as funções dos seres microscópicos agindo na decomposição das folhas e caules das árvores, por exemplo, nos remete a pensar na biomassa que possibilita a manutenção das florestas, que formam os Biomas naturais, sem os quais nossa sobrevivência neste planeta não seria possível, ou ainda, analisar a expansão espacial de uma epidemia, buscando formas de controle, entendendo a dinâmica da natureza no controle das pragas naturais, que também têm sua função, auxiliando a Medicina em seus campos de estudo, são formas de prestar serviços não só às teorias, mas ao planeta.
É, hoje, necessário também, buscarmos formas de representação significativa dessa ciência nas salas de aula. Para tanto, devemos nos conscientizar da importância da mesma para os educandos e educandas, não somente no sentido de transmitirmos conhecimentos básicos como localização, orientação, funções de desenvolvimento da vida no planeta, ou ainda, análise e interpretação de mapas. Necessitamos (re) buscar as alternativas possíveis de utilização da Geografia, precisamos elevar nossos pensamentos ao sentido de proporcionar àqueles e àquelas aos quais nos escutam e falam conosco todos os dias, formas de interpretar e compreender os espaços mundiais, as formas como as representações e simbologias criadas têm papel importante na sociedade em que nos inserimos.
Necessitamos saber compreender e refletir a prática docente sob uma forma desfragmentada, buscando em campos diversas explicações para um mesmo fato e fenômeno.
Em vivência podemos abordar o sentido da sacralidade dos lugares, do profano, do impenetrável, das premissas que os grupos, guetos, clãs criam para si, para suas vivências e sobrevivências em um espaço desigual e amoral como o nosso. Precisamos conceber e fazer, através da reflexão, com que educandos e educandas construam um espaço reflexivo em seu conhecimento a respeito da percepção, do conteúdo enigmático pichado nos muros, nas paredes, no que simboliza a esquina, a parada de ônibus, as relações estabelecidas pela conversa no canto da rua, nas horas de lazer, nos passeios que não ocorrem devido a falta de recursos financeiros, no que o pastor disse, na cruz que vi na Igreja, no despacho da encruzilhada.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)





