Gislaine R. Rosa
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem para mim é ser feliz, alegre, ser humilde, saber amar e respeitar uns aos outros. Saber que a vida é uma caixinha de surpresas, saber enfrentar os obstáculos da vida. Não ser preconceituoso e saber viver cada minuto que Deus nos deu, de somar, errar e acertar nossos caminhos.
Meu nome é Gislaine Rosa da Rosa, tenho 18 anos, trabalho numa reciclagem chamada ARMC, tenho um filho de 1 ano e 10 meses.
ARMC (Associação dos recicladores de município de Canoas).
Estou grávida de cinco meses, tenho todos os meus documentos, menos o título. Tenho 06 irmãos, sou a mais velha, a sétima, moro com minha mãe e ajudo nas contas dentro de casa, eu e meu padrasto nos ajudamos.
Tive que voltar a morar com a mãe, pois meu relacionamento não deu certo, era muita briga, muita discussão. Meu desejo sempre foi ter minha casa própria, antes de ter filhos, mas não deu certo. Mas um dia vai dar certo. Meu sonho também é poder ajudar minha família a realizar seus sonhos, tirar minha mãe daquele inferno.
Daniela da S. Barboza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Tem vários significados, mas o mais importante é que ser jovem é passar por um período de transformações, não só no corpo, como na vida.
Ser jovem é uma grande responsabilidade, temos que trabalhar para nos sustentar na faculdades para sermos alguém na vida.
Ser jovem é ter responsabilidade e estar consigo próprio, lutar pelos seus sonhos, esquecendo das coisas difíceis que nos fazem sofrer.
Bom, nasci no dia 31 de outubro de 1991, sou irmã gêmea do Daniel. Quando eu tinha 02 anos de idade eu fui desenganada pelos médicos, com câncer no sangue, ou seja, leucemia e também tive problemas para falar. Graças a Deus fui curada e tudo na escola foi muito difícil aprender as coisas que os professores passavam porque eu tinha problemas mentais.
Meu irmão Daniel também teve problemas, ele nasceu com bronquite asmática e teve meningite, ele não teve problemas mentais como eu, hoje ele é fera na Matemática, ao contrário de mim que tenho um pouco de dificuldade para entender a matéria.
Sou grata a Deus por tudo que ele fez por mim, pela saúde que tenho hoje, estou nas vésperas dos meus 18 anos. Ainda tenho muito para viver, mas creio que Jesus Cristo estará sempre comigo. Não tenho CPF e nem Título de Eleitor.
Daiana M. Souza
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ter determinação, força de vontade, coragem para vencer na vida. Ser jovem é ter esperança de um mundo melhor e uma vida mais digna, fora das drogas e da criminalidade. Ser jovem é curtir com os amigos em festas, mas com responsabilidade.
Ser jovem é tudo de bom, mas que pena que nem todos os jovens pensam assim, porque acham que o mundo é muito cruel para eles, mas não é bem assim, porque quem faz o mundo é cada um de nós, então, não julgue o mundo pela sua vida, julgue a você mesmo, que não quer mudar a sua vida para melhor.
“Curta a vida, porque a vida é curta”.
Eu me chamo Daiana M Souza, tenho 23 anos, nasci no dia 06 de abril de 1986, sou natural de Canoas. Não tenho irmãos, sou filha única. Tenho todos os meus documentos. Vou falar pouco sobre minha vida: eu tive uma infância muito boa, apesar de ter dificuldade como toda família tem.
Minha mãe me criou sozinha desde dos meus três anos, ela passou por dificuldades, mas fez de tudo para me dar uma vida digna. Depois comecei a estudar, mas eu achava muito difícil estudar, mas depois com os meus 13 anos eu vi que não era difícil, era só eu ter força de vontade que eu conseguiria aprender. Quando eu passei para a 7ª série eu parei de estudar, por que eu queria namorar, então eu botei em primeiro lugar o namoro e deixei os estudos. Aos 15 anos eu me casei, achava tudo fácil, achei que os estudos não iriam me fazer falta, mas com o passar do tempo fui amadurecendo e vi que o estudo é muito importante pra tudo em minha vida. Quando eu tinha 19 anos engravidei, tive um filho que se chama Isaac, foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida. Mas depois que o meu filho nasceu, ai foi que eu fui procurar serviço, mas chegando nas agências eles pediram o 1° grau completo, eu saia dos lugares triste, as vezes até chorando. Ai eu me obriguei a trabalhar com reciclagem, já que não tinha outra oportunidade, mas com a ajuda de uma amiga da minha mãe e muita confiança em Deus, eu sabia que um dia eu ia conseguir um serviço bom e, atualmente eu estou trabalhando como auxiliar de costura.
Ai apareceu a oportunidade de estudar, meus amigos me falaram sobre o Projovem, ai eu disse: ai está a minha chance de novo e aqui estou eu. Quero terminar os estudos para conseguir um serviço melhor e dar uma vida digna para meu filho. Depois de terminar os estudos, vou fazer um curso de Técnica de Enfermagem e tentar ter a vida que sempre quis. Essa é minha história.
Éder F. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser alegre e ser descontraído e, principalmente, ser feliz. Praticar esportes, ir a festas e curtir a vida. É ter muita amizade dos amigos e colegas e, também, saber respeitar as diferenças de todas as pessoas e, principalmente, os idosos
Meu nome é Éder Fernando da Silva, tenho 29 anos, sou casado há 05 anos e sou muito feliz com a minha esposa e meu filho, mas tenho mais três filhos do primeiro casamento, mas não moram comigo. Eu trabalho numa marmoraria há quatro meses e moro no Mathias Velho, mas nasci na cidade de Ijuí, no dia 14 de março de 1980.
Estou no Projovem para terminar meus estudos. Meus documentos são RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Essa é minha vida e minha História.
Gislaine S. da Silva
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é saber aproveitar a vida da melhor forma possível, ter alegria em tudo o que faz, saber o que é certo e o que é errado. Ser jovem também é ter responsabilidade ao se divertir e se prevenir.
Ser jovem é o melhor momento da vida de uma pessoa.
Eu sou Gislaine Silva da Silva, nasci no dia 12 de maio de 1990, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Moro em Canoas desde que nasci e tenho 19 anos. Tenho Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor.
Fui criada pelos méis pais perto de meus avós, todos tivemos a mesma educação. Sou casada, larguei a escola por que me casei e me mudei para Montenegro, parei na 8ª série, tenho 02 lindíssimos filhos, bem educados com a presença do pai, meu marido é bom pai. Ele não está trabalhando no momento, por isso voltei a estudar, primeiro para terminar o 1° grau e o 2°. Não dá para ficar em casa de braços cruzados e ficar dia e noite grudado no meu marido e filhos. Gosto de estudar, gosto de quase todas as matérias, gosto de morar em Canoas. Já passei em vários lugares: fui para Montenegro, Triunfo, voltei para Canoas, depois voltei para Triunfo e voltei de novo para Canoas. Pretendo ficar aqui. Essa é minha vida, minha História.
Janaína V. Quintana
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Janaína Viana Quintana, tenho 28 anos, sou natural da cidade de Canoas e tenho so seguintes documentos: TG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e Carteira de Artesã.
Sou ma~e de dois filhos: uma menina de 05 anos e um menino de 07 anos e não quero mais filhos, pois hoje em dias, dois é demais. Sou uma mãe realizada. Já estou casada há 11 anos e sou muito feliz. Parei de estudar muito cedo, eu tinha mais ou menos 14 ou 15 anos, por ai. Na época achava que não iria fazer falta, mas hoje eu sei o quanto é importante.
Falando um pouco de mim, sou filha única e fui muito amada pelos meus pais. Hoje tenho uma luta muito grande em minha vida que é tirar o mau pai do vício do álcool, confesso não ser nada fácil, mas ainda não desisti.
Trabalho com artesanato e vendas, gosto muito do que faço, mesmo tendo um dia muito corrido, mas sempre quero mais, penso no meu futuro e de minha família.
Todo esforço é válido quando é feito para o bem, voltei a estudar para ter mais conhecimento e cultura e depois daqui, quero continuar e talvez fazer uma faculdade, também quero ser exemplo para meus filhos.
Esta História é um pouquinho de mim.
Luis A. Ribas
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é curtir festas, jogar bola, sair com a namorada, curtir a vida e a família.
Meu nome é Luis, tenho 19 anos e moro em Canoas, bairro Mathias Velho, Moro com minha mãe, meus irmãos, moro com minha namorada e por enquanto, não estou trabalhando. Parei de estudar para ficar em casa, agora me arrependo, agora quero correr atrás do tempo perdido, quero estudar para terminar meus estudos, para tentar um futuro melhor. Meus documentos são: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho
Pâmela Rodrigues
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Meu nome é Pâmela Rodrigues Machado, tenho 18 anos e estou no Projovem porque eu quero terminar meus estudos com o propósito de arrumar um serviço melhor no mercado de trabalho. Já trabalhei como camareira, vendi já Cd e Dvd’s, já fui manicure.
Eu tenho um filho, ele tem 03 anos, ele se chama Émerson. Sou casada já faz 05 anos, o meu marido se chama Éder Fernando da Silva e sou muito feliz com a minha família.
Mas apesar das dificuldades de arrumar serviço, tenho meus documentos, CPF, RG, Título de Eleitor, Cartão do Cidadão e Carteira de Trabalho.
Moro na Mathias Velho já faz 18 anos. Moro com o meu marido, minha mãe, meu filho. Meu mardio também está no Projovem, estuda na mesma sala que eu, ele tem 29 anos.
Minha mãe se chama Maria, ela me dá a maior força para mim ir para a escola e é ela que fica com o meu filho, eu estou muito agradecida porque Deus me deu mais uma chance para mim voltar a estudar. Essa é a minha história de vida.
Taiane A. Duarte
Ser jovem é....
Minha vida, Minha História
Ser jovem é ser digno, dizer não às drogas e a violência, cumprir com seus compromissos, ser alegre, fazer o bem, ajudar o próximo.
Oi, me chamo Taiane Andrade Duarte, nasci no hospital de Canoas e tenho 29 anos, sou casada há seis anos, tenho cinco filhos que eu amo muito. A qui começa a minha história:
Me ajuntei com 14 anos e com 15, engravidei, com 16 ganhei, mas nós não demos sorte, certo, voltei a morar com a minha mãe. Mas depois de um ano, me juntei com o pai da Ritiéle e do Dionatan, mas ele não quis assumir o Wesley, porque ele fala que não é filho dele e então, fiquei sozinha de novo, com os filhos pequenos e conheci o pai da Kéti que ficou muito pouco tempo comigo, por que ela faleceu. Logo em seguida fiquei com o pai do Kelvin, que não deu certo, mas tive a sorte de conhecer o meu marido, que me aceitou com todos os meus filhos que eu tenho como filhos dele. Nossa casa tem três peças e tenho os documentos RG, Título de Eleitor. Tava trabalhando para o PT quando entraram dentro do ônibus e roubaram a minha bolsa que estava o resto dos documentos: CPF, Carteira de Trabalho. Não to tendo tempo para fazer, porque só o marido trabalha para sustentar a casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário