domingo, 15 de novembro de 2009

Uma viagem de Trem

A vida não passa de uma vigem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em alguns embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos, entramos em um magnífico trem e encontramos algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa vigem conosco, nossos pais. Infelizmente isso não é verdade, em uma estação eles descerão e nos deixarão órfão de seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito mais especiais para nós, embarcarem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis. Muitas pessoas embarcaram nesse trem a passeio, outra encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outra circularão por ele pronto a ajudar quem precise. Vários dos viajantes quando desembarcam deixam eternas saudades, outros tantos quando desocupam seus assento, ninguém nem se quer percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros se tornam tão raras para nós acomodam-se em vagões diferentes dos nosso, portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto longe deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro. No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento. Não importa, é assim a viagem cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procuram em cada um deles o que cada um tiver de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisamos entender, porquê provavelmente nós também fraquejamos e haverá alguém que nos acudirá com sue carinho e atenção. O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado do nosso lado. Eu fico pensando se quando descerei desse trem sentirei saudades. Acredito que sim. Me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos seguirem a viagem sozinhos será muito triste com certeza . . . mas me agarro na esperança de que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção verei os chegar. Estarão com uma bagagem que provavelmente não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui um grande colaborador para que ele tenha crescido e se tornado valioso. Façamos, amigos, com que nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário